Um evento que irá promover um espaço de troca entre pacientes, familiares, cuidadores, convidados e, ao mesmo tempo, possibilitar aos profissionais da saúde o aprendizado pelo olhar do paciente.

Inscreva-se gratuitamente aqui

Sobre o evento

O 2º Fórum de Cuidados Paliativos para Pacientes é um evento online e gratuito promovido pela Casa Paliativa. A ideia é estabelecer um espaço de troca entre pacientes, familiares, cuidadores, convidados e, ao mesmo tempo, possibilitar aos profissionais da saúde o aprendizado pelo olhar do paciente.

A programação contará com aulas que abordam as dimensões de sofrimento humano, além de momentos de reflexão e inspiração para uma vida com mais sentido. 

Ao final de cada aula, haverá interação do palestrante com pacientes da Casa Paliativa, sempre trazendo ao público o olhar do paciente para cada tema, afinal, são eles os grandes mestres do cuidado.

Presenças Confirmadas

Alcio Braz​

Médico psiquiatra, antropólogo e monge zen budista orientador da Ordem Hospitalária no Darma.

Alexandre Ernesto Silva

Possui graduação em Enfermagem pela Unifal, doutorado na temática dos cuidados paliativos pela UFMG com sanduíche na Universidade Católica Portuguesa – Lisboa/Portugal. Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal de São João Del Rei nos cursos de Enfermagem e Medicina. Membro e pesquisador voluntário do Grupo de Estudo e Pesquisa em Cuidados Paliativos da Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ. Autor do livro: Cuidados paliativos na atenção primária à saúde. Fundador e líder do Projeto “Comunidades Compassivas em favelas no Brasil”. Coordenador da pós-graduação em cuidados paliativos da Universidade Federal de São João Del Rei.

Ana Michelle Soares

AnaMi, como gosta de ser chamada, é jornalista, escritora e ativista social. Paciente de câncer de mama em tratamento contínuo desde 2011, AnaMi é autora dos livros “Enquanto eu respirar” e “Vida Inteira”, publicados pela editora Sextante. Além de autora do perfil @paliativas no Instagram, onde desmistifica o conceito de “cuidados paliativos”, transformando a finitude na mais importante ferramenta de autoconhecimento que existe. Acredita que legado é crescer como ser humano e entre uma quimioterapia e outra coordena o projeto “Casa Paliativa” que auxilia pacientes com doenças graves a encontrarem seu espaço de legado, vida, sagrado e dignidade.

Bruna Rocha

Mulher, mãe, (im)paciente de Esclerose Múltipla desde 2000, cuidadora, ativista em saúde, adora o mar, o sol e viajar. Produtora de conteúdo, usa a escrita como terapia e forma de se conectar com os outros. Tem doutorado e pós doutorado em educação e mestrado em comunicação, estudando as narrativas de pessoas com condições crônicas de doença e deficiências. Hoje é gerente geral e vice presidenta da Amigos Múltiplos pela Esclerose – AME e da Crônicos do Dia a Dia – CDD.

Dani Americano

Mãe do Pedro e da Serena, coach de saúde integral focada em doenças autoimunes e oncológicas, Chef plant-based, advogada, publicitária e palestrante motivacional.

Além disso, tem diagnóstico de uma doença autoimune, rara, grave e ainda sem cura chamada Neuromielite Óptica e, por conta de um diagnóstico errado há 10 anos, ficou tetraplégica funcional. Diante do que aconteceu, resolveu que seria protagonista da sua vida e da sua saúde, contrariando todos os prognósticos médicos, através de uma mudança de mentalidade, de estilo de vida e de alimentação. Hoje, consegue ficar alguns segundos em pé nas barras paralelas, sem apoios. E para dividir as suas conquistas e incentivar pessoas a continuarem vivendo suas vidas independente do desafio que estejam enfrentando (afinal todos têm desafios diários independente de doença ou deficiência), criou o portal Menina Coragem. É uma das coordenadoras do NMO Brasil, grupo criado para acolher pacientes e suas famílias e também para levar informação e Conscientização sobre a Neuromielite Óptica para a sociedade em geral.

Dra. Ana Claudia Quintana Arantes

Médica geriatra e paliativista. É sócia fundadora da Associação Casa do Cuidar, Prática e Ensino em Cuidados Paliativos. CEO da empresa de suporte de reabilitação e cuidados paliativos domiciliares – A Casa Humana, em São Paulo. Escritora, autora do livro “A Morte é um dia que vale a pena viver” (Ed Leya em 2016, 2a edição 2019, pela Sextante), lançado em Portugal e México, com programação breve na Itália, Coreia, Japão e China. E o mais recente: “Histórias Lindas de Morrer” (março 2020, Ed. Sextante) e em Portugal (Ed. Leya – setembro/2020).

Flávia Vieira

É uma pessoa engajada no fortalecimento da cultura do cuidado e da dignidade humana. Psicóloga clínica e psicoterapeuta junguiana, com 23 anos de prática. Formação em Psicologia Hospitalar pelo Hospital Federal Walter Cantídio – UFC. Formação em “Uma arte de Viver e Amar em tempo de Catástrofe, com Jean Yves Leloup, pela Unipaz Goiás. Especializada em Cuidados Paliativos, pela Casa do Cuidar; Professora Certificada de Eneagrama, pela Escola Americana de Tradição Narrativa – EPTP, acreditada pela IEA Brasil; Facilitadora de Comunicação Não Violenta, pela CNV Internacional, em parceria com a CNV Brasil; Experiência em Psicologia dos Desastres, tendo sido co- fundadora do Projeto Abrigo Humano, de apoio à pacientes e enlutados da Covid; Docente da Casa do Cuidar, nos cursos de Cuidados Paliativos, Cuidados Paliativos Pediátricos, Capelania hospitalar, Psicologia Paliativa e Sentinelas – Guardiões do fim da vida, no qual atua também como uma das coordenadoras. É Psicóloga voluntária da Casa Paliativa, coordenando a equipe voluntária multiprofissional.

Ísis Maria Ferreira

Ísis é uma garota que está no 8º ano da escola, nadadora. Gosta muito de música e de passear com a família e amigos e está em remissão de um neuroblastoma.

Luciana Dadalto

Advogada apaixonada pelas discussões sobre autonomia no fim da vida. Estuda Testamento Vital há mais de dez anos e seu sonho é ver este tema difundido em toda a sociedade brasileira. Advoga exclusivamente em Direito da Saúde, é doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da UFMG e mestre em Direito Privado pela PUCMinas. Ela também administra o portal www.testamentovital.com.br.

Márcia Pauferro

Farmacêutica formada pela USP, Especialista em Farmácia Hospitalar/Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente/Gestão Estratégica em EAD.

Também é Mestre em Bioética, atua em Farmácia Hospitalar há mais de 20 anos e há mais de 10 anos no Ensino Superior.

É farmacêutica concursada na rede hospitalar da Prefeitura Municipal de São Paulo e Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.

Produtora do canal YouTube profamarciapauferro.

Patrícia Ferreira

Advogada pela UNIPÊ, especialista em Direito Sanitário pelo HCor. Formada em Cuidados Paliativos pela Casa do Cuidar. Formada em Mediação de Conflitos Privada pela Palas Atenas. Formanda em Cuidados Paliativos Pediátricos pela Casa do Cuidar. Colaboradora externa do Projeto Intervenção Multidisciplinar à criança e ao adolescente com câncer da UFPB. Colaboradora nos livros “Contém Esperança: Uma história sobre viver e conviver com uma doença grave” e no livro “Cuidados Paliativos Pediátricos Aspectos Jurídicos”. Mãe de Yan e Ísis Maria, uma adolescente em remissão de um neuroblastoma.

Tom Almeida

Fundador do movimento inFINITO, Diretor do Death Over Dinner Brazil e idealizador do Festival inFINITO, Cineclube da Morte, A Morte no Jantar, Death over Drinks, Jornada Eduardo Alferes de Cuidados Paliativos. Co-autor do livro “Luto por Perdas Não Legitimadas na Atualidade” e colunista do Podcast FINITUDE.

Ana Paula de Souza Vieira Santos

Ana Paula de Souza Vieira Santos
Médica anestesiologista com área de atuação em DOR/ AMB, paliativista com formação pelo Instituto Pallium Latinoamerica/ Buenos Aires; pós graduada em psiquiatria pela Santa Casa de São Paulo e psicanalista em formação pelo Centro de Estudos Psicanalíticos.
Mestrado e Doutorado pela Santa Casa de São Paulo.
Atua em consultório próprio realizando atendimento aos pacientes com dor e em cuidados paliativos centrando o cuidado na pessoa e seus valores e não apenas na doença.

Cris Ferraz Prade

Cris Ferraz Prade é psicóloga pela Universidade Mackenzie e musicoterapeuta pela Universidade de Nova York. Fez formação em Child Life Specialist no Hospital Mount Sinai em NY e realizou o curso de aprimoramento em Intervenções em Luto pelo Instituto 4 Estações em São Paulo. Atuou em grandes hospitais como: Beth Israel e Mount Sinai em Nova York, Beneficência Portuguesa, Albert Einstein e Sírio Libanês em São Paulo.
Sócia-fundadora da Casa do Cuidar e coordenadora do projeto Cuidando de Quem Cuida de 2010 a 2015. Organizadora de 2 livros sobre o tema do autocuidado para profissionais de saúde.
Atualmente, é uma das coordenadoras do curso de psicologia em cuidados paliativos da Casa do Cuidar e também do projeto da Casa Paliativa em São Paulo. Em Londres, Cris se dedica ao projeto Vital Kompass – atendimento psicoterapêutico, oficinas e atividades em grupo voltadas para autoconhecimento, sentido de vida e ética no viver. (www.vitalkompass.com)

Para quem é
O evento

Pacientes

Familiares

Profissionais de saúde

Interessados pelo tema

Programação

07/10

Sexta-feira

13 às 13:05 - Vídeo Manifesto Casa Paliativa

.

13:05 às 13:15 - Abertura de Boas-Vindas

Com Ana Michelle Soares, Ana Claudia Quintana Arantes, Cris Ferraz Prade e Tom Almeida

13:15 às 14:00 - TEMA 1: “Cuidados Paliativos: por que precisamos falar sobre isso?”

Com Ana Claudia Quintana Arantes

14:20 - TEMA 2: “Para cada dor, para cada paciente, um tratamento”

Com Ana Paula Santos

15h50 às 16h45 - TEMA 3: “Mitos e verdades sobre morrer em casa”

com Alexandre Silva, Luciana Dadalto e Tom Almeida

16h45 às 17h - Interação com perguntas da plateia

.

17h às 17h45 - TEMA 4: “Imunidade Essencial”

com Flávia Vieira

17h45 às 18h - Comentários finais e agenda do dia seguinte

.

Programação

08/10

Sábado

9h às 9h10 - Abertura

.

09h10 às 10h10 - TEMA 5: “Doenças raras e Cuidados Paliativos - um suporte necessário”

.

09h10 às 09h30: "Contexto geral dos desafios dos portadores de doenças raras"

Com Bruna Rocha

09h30 às 09h45: "Contexto do paciente"

Com Dani Americano

09h45 às 10h: "Contexto do familiar "

Com Ísis Ferreira e Patricia Ferreira

10h15 às 11h15 - TEMA 6: “Sofrimento psíquico em Cuidados Paliativos - identificação e manejo”

Com Alcio Braz

11h35 às 12h10 - TEMA 7: “Interações medicamentosas”

 com Marcia Pauferro

12h10 às 12h30 - Interação com perguntas da plateia

.

12h35 às 13h55 - TEMA 8: “Desafios da perda de autonomia”

Com Cris Ferraz Prade e Ana Michelle Soares 

14h - Encerramento

.

Inscreva-se gratuitamente aqui

Depoimentos de quem
participou da edição passada:

Receba o Certificado de Participação no evento

A emissão do certificado (10 horas) pode ser solicitada mediante o pagamento de R$ 49,90 que será revertido para as atividades da Casa Paliativa.

Após finalizar a inscrição gratuita, você já pode fazer o pagamento da taxa do certificado.

O certificado será emitido pelo próprio participante, em formato digital após seguir estes passos:

1 – Fazer o pagamento da taxa

2 – Assistir a todas as palestras

3 – Emitir o certificado digital

Inscreva-se gratuitamente aqui

Patrocínios

Apoios

F.A.Q

Perguntas frequentes

Sim! É só clicar AQUI para adquirir o seu.

Não! Todos podem participar, seja paciente, familiar, profissional de saúde ou interessado (a).

Não se preocupe. As aulas ficarão gravadas e você poderá acessar sempre que quiser.

Entrando no nosso grupo silenciado do WhatsApp após fazer a sua inscrição.

Realização

CASA DO CUIDAR – Rua Vitorino Carmilio, 644 – Barra Funda, São Paulo – SP.01153-000

Tel: (11)95365-0649 Atendimento telefônico de seg a sex 09h às 16h.

Atendimento por e-mail: faleconosco@casadocuidar.org.br